Vigilância Epidemiológica reforça cuidados com o Sarampo em Jaboticabal

Vigilância Epidemiológica reforça cuidados com o Sarampo em Jaboticabal

Com aparecimento de novos casos no Brasil, departamento ressalta a importância da vacina no controle da doença

Após um período erradicado no Brasil, o Sarampo volta a chamar atenção das autoridades em saúde. Com o aparecimento de novos casos (aproximadamente 10 mil registrados em 2018), o Departamento de Vigilância Epidemiológica exalta a importância da vacinação contra a doença. As doses estão à disposição nas unidades básicas de saúde.

Em São Paulo, apenas em 2019, foram registrados 484 casos, grande parte na capital. A população precisa tomar a vacina e evitar que casos sejam registrados em nossa cidade e região”, enfatiza o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas devem procurar a unidade básica de saúde o mais rápido possível. Ressalto que a doença pode se agravar, com acometimento do sistema nervoso central e infecções secundárias como pneumonia, podendo levar o paciente à morte.

Para mais informações, o telefone de contato do Departamento de Vigilância Epidemiológica é (16) 3203-8545.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>