Straws Agronegócio

Straws Agronegócio

  • CONHEÇA AS STARTUPS CAMPEÃS DO PRÊMIO INOVACANA

    Foto Premio Inovacana 2017

    Premiação visou estimular e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor sucroenergético  Ao todo, 24 startups se inscreveram para participar do Prêmio INOVACANA, premiação criada pelo Grupo IDEA, com apoio da AgTech Garage, SP Ventures e BASF, e que visa incentivar o desenvolvimento de inovações tecnologias para o setor sucroenergético. Para participar, elas tiveram que apresentar soluções que se enquadrassem em um (ou mais) critérios…

    Leia Mais

  • Usina São Manoel apresentará seu programa Soil System no INOVACANA

    Usina São Manoel

    A São Manoel desenvolveu sobre a base SIG-Sistema de Informações Geográficas que impactou positivamente na logística de colheita e na gestão agrícola da unidade Prêmios de unidade sucroenergética mais sustentável não faltam para a Usina Açucareira São Manoel, localizada em São Manuel, SP. Sua base do modelo de negócios é a gestão focada no aumento da eficiência com foco na redução dos custos de produção. A…

    Leia Mais

  • Fórum de Produtores de AgroEnergia

    MARIA CHRISTINA PACHECO

    Debaterá as inovações na colheita mecanizada de cana O evento acontece em 23 de agosto, integra a programação oficial da 25ª Fenasucro & Agrocana e tem desconto para as inscrições antecipadas No Brasil, existem aproximadamente 60 mil produtores de cana, dos quais, 85% são pequenos e médios. Mas a mecanização dos canaviais pode inviabilizar a continuidade de muitos deles, pois o melhor uso da colhedora…

    Leia Mais

  • 13º INSECTSHOW

    Foto Insectshow 2017

    NEMATOIDES, BROCA, CIGARRINHA E SPHENOPHORUS LEVIS ROUBAM A CENA NO 13º INSECTSHOW Evento, realizado em Ribeirão Preto/SP, foi palco para debates sobre manejo de pragas e doenças em cana e para o lançamento de novos produtos e da primeira variedade de cana transgênica do mundo  O 13º Insectshow – Seminário Sobre o Controle de Pragas da Cana foi um prato cheio para os profissionais do setor canavieiro…

    Leia Mais

  • Subprodutos da cana – aliados ou problemas?

    Vinhaca

    Fórum dos Produtores de Agroenergia debaterá soluções para que os subprodutos da cana-de-açúcar reforcem o caixa do produtor Da cana-de-açúcar pode-se aproveitar praticamente tudo, pois os subprodutos e resíduos podem ser utilizados na alimentação humana e animal, na fertilização de solos e na cogeração de energia. Dentre os subprodutos e resíduos, estão: Bagaço: resíduo fibroso da extração do caldo pelas moendas. A quantidade produzida depende do…

    Leia Mais

  • Prêmio INOVACANA

    Foto Dib Nunes

    Público e júri especializado escolherão as startups vencedoras Prêmio incentiva novas empresas a criarem inovações personalizadas para o setor sucroenergético Estão abertas as inscrições para o Prêmio INOVACANA, um estímulo para as startups apresentarem suas inovações para o público canavieiro. O Prêmio é uma iniciativa do Grupo IDEA, uma das principais consultorias especializadas na agroindústria canavieira, e conta com o apoio da AgTech Garage, SP Ventures e BASF….

    Leia Mais

  • Fórum dos Produtores de AgroEnergia

    Foto Meiosi

    debaterá a adoção do sistema MPB e Meiosi para otimizar a produção Evento internacional, realizado pela ORPLANA e Datagro, acontecerá em 23 de agosto e integra a programação oficial da 25ª Fenasucro & Agrocana Apresentar soluções e facilitar o acesso dos produtores às tecnologias que aumentam o desempenho dos canaviais, são ações que integram o programa estratégico da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul…

    Leia Mais

  • PRÊMIO INOVACANA DE STARTUPS

    4f9ad3_60af34f6ace842098b911bc62839e2c1-mv2

    ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO INOVACANA DE STARTUPS   Grupo IDEA incentiva novas empresas a criar inovações personalizadas ao setor sucroenergético Para reforçar ainda mais sua parceria com a agroindústria canavieira, o Grupo IDEA, uma das maiores consultorias especializadas na área, criou o Prêmio INOVACANA com o intuito de incentivar o desenvolvimento de inovações tecnológicas para o setor sucroenergético. O Prêmio conta com o apoio…

    Leia Mais

  • Agrofácil

    IMG_0906

    Apresentaremos no próximo dia 20 o Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura – Agrofácil São Paulo, que já é uma realidade na agropecuária paulista com as iniciativas que vem sendo executadas pelo Governo do Estado. O objetivo é simplificar a atividade no campo para que as cadeias produtivas continuem sendo destaque econômico, social e ambiental. Esta simplificação e agilização facilitam o cotidiano produtivo do…

    Leia Mais

  • Crédito Rural

    IMG_20170131_173918

    Com apresentação dos novos gerentes das duas agencias do Banco do Brasil de Jaboticabal, Marcio Antônio Mandra Lira da Agência da Praça Nove de Julho e Paulo Giovani Freitas Lopes da Agência da Rua Barão do Rio Branco iniciaram – se a Reunião de Crédito Rural. Opções de crédito rural disponíveis para agricultores do Município de Jaboticabal e Região. O engenheiro Agrônomo André Luís Gonçalves…

    Leia Mais

  • Setor sucroenergético em alta,

    24ª Fenasucro e Agrocana - 25/08/2016Movimento de público visitante lota corredores durante a feira.FOTO: Rafael Cautella

    FENASUCRO & AGROCANA acontece de 22 a 25 de agosto em Sertãozinho/SP Edição histórica celebrará os 25 anos da mais importante feira do mundo da cadeia produtiva da cana-de-açúcar Realizada em um dos principais polos produtores de cana-de-açúcar no País, a FENASUCRO & AGROCANA chega em 2017 à sua 25ª edição. Passando pelos diversos momentos políticos e econômicos que acometeram o segmento sucroenergético ao longo…

    Leia Mais

  • O QUE É O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – ( PRA ) ? Parte II

    agrone

    São Paulo normatiza Programa de Regularização Ambiental Pequenas propriedades As pequenas propriedades ou posses rurais, incluindo projetos de reforma agrária e assentamentos rurais (até 4 módulos fiscais) terão apoio técnico gratuito do Poder Público estadual para sua adesão ao PRA e execução do PRADA. A homologação destes projetos será feita pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para os demais casos, a homologação será feita pela…

    Leia Mais

  • O QUE É O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – ( PRA ) ?

    agrone

    São Paulo normatiza Programa de Regularização Ambiental O Governo de São Paulo acaba de regulamentar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) para as propriedades rurais do estado. O Decreto 61.792, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12), define as regras de funcionamento do PRA, instituído pela Lei nº 15.684, de 14 de janeiro de 2015 .Os programas de regularização ambiental dos Estados fazem parte…

    Leia Mais

  • O QUE É O CADASTRO AMBIENTAL RURAL ( CAR ) ?

    código

    O CAR é um registro eletrônico obrigatório, georreferenciado, do imóvel . Resumindo, é um mapa feio por georreferenciamento, sob coordenadas geográficas  do imóvel rural, neste mapeamento são apontados os limites do imóvel , as APPS e a RL, as áreas que  devem ser recuperadas, as áreas de benfeitorias e uso alternativos ,desta forma os dados ficam registrados numa base eletrônica . Com isso o Estado…

    Leia Mais

  • CHUVAS INRREGULARES PREOCUPAM AGRICULTORES

    orvalho

    Os agricultores da região de Ribeirão Preto – SP se preocupam com as irregularidades das chuvas e do clima que vem acontecendo ultimamente. As precipitações são continuas, escuto com frequência nesses últimos dias dos agricultores que: “ESTAMOS VENDO CHUVAS DEVASTADORAS NO NOSSO MUNÍCIPIOS E NA REGIÃO, ÀS VEZES ONDE PRECISAMOS QUE CHOVA NÃO CHOVE E QUANDO CHOVE , CHOVE MUITO.”. Geralmente essas chuvas não são…

    Leia Mais

  • Áreas Subúmido

    aaallle

    São marcadas por um clima tropical úmido ou subúmido, em alguns casos até mesmo subtropicais. Devido à elevada altitude, criam todas as condições necessárias ao desenvolvimento de uma flora que reúne tanto características da Mata Atlântica (floresta Ombrófila Densa). Lei nº 13.153 de 30 de julho de 2015 Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da…

    Leia Mais

  • Código Florestal é um conjunto de leis que regulamentam a preservação dos ambientes naturais no Brasil

    alessandra

    Ao conservar os recursos naturais permite a sustentabilidade da produção agrícola; a regulação climática; o equilíbrio ecológico nos campos e nas cidades; e a oferta de recursos naturais tão necessários para a manutenção da saúde humana e produção econômica do país. Expandir conhecimentos relacionados à educação ambiental, importância das florestas, reflorestamento e práticas agrícolas aos  agricultores e moradores da área urbana, usando como intermédio a…

    Leia Mais

  • Desertificação já atinge uma área de 230 mil km² no Nordeste IV Parte

    deserto

    Mapeamento feito por satélite feito pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas lança alerta para o fenômeno. POR CLEIDE CARVALHO 09/07/2013 11:38 / ATUALIZADO 09/07/2013 11:49 Em Gilbués, uma fazenda modelo implantada pelo governo do estado conseguiu recuperar o solo e fazer florescer milho. Todos os anos se comemora ali a festa do milho, mas a experiência de recuperação é limitada….

    Leia Mais

  • Desertificação já atinge uma área de 230 mil km² no Nordeste V Parte

    deserto

    Mapeamento feito por satélite feito pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas lança alerta para o fenômeno. POR CLEIDE CARVALHO 09/07/2013 11:38 / ATUALIZADO 09/07/2013 11:49 Na Bahia, numa extensão de 300 mil km² no Sertão do São Francisco, os solos já não conseguem reter água. Na região de Rodelas, no Norte do estado, formou-se, a partir dos anos 80, o…

    Leia Mais

  • Desertificação já atinge uma área de 230 mil km² no Nordeste – III Parte

    deserto

    Mapeamento feito por satélite feito pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas lança alerta para o fenômeno. POR CLEIDE CARVALHO 09/07/2013 11:38 / ATUALIZADO 09/07/2013 11:49 Na Bahia, numa extensão de 300 mil km² no Sertão do São Francisco, os solos já não conseguem reter água. Na região de Rodelas, no Norte do estado, formou-se, a partir dos anos 80, o…

    Leia Mais

  • Desertificação já atinge uma área de 230 mil km² no Nordeste II Parte

    deserto

    Mapeamento feito por satélite feito pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas lança alerta para o fenômeno. POR CLEIDE CARVALHO 09/07/2013 11:38 / ATUALIZADO 09/07/2013 11:49 Trata-se de um prolongamento que une o núcleo do Seridó à microrregião de Patos, passando pela dos Cariris Velhos. Apenas na microrregião de Patos, 74,99% das terras estão em alto nível de desertificação, segundo dados…

    Leia Mais

  • Desertificação já atinge uma área de 230 mil km² no Nordeste

    deserto

    Mapeamento feito por satélite feito pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas lança alerta para o fenômeno. ( POR CLEIDE CARVALHO 09/07/2013 11:38 / ATUALIZADO 09/07/2013 11:49 ) SÃO PAULO – Como se não bastasse a falta de chuvas, o Brasil vê se alastrar no Nordeste um fenômeno ainda mais grave: a desidratação do solo a tal ponto que, em última…

    Leia Mais

  • Desertificação no Brasil e as queimadas

    queimada foto

    ( Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ Desertifica%C3%A7%C3%A3o) No Brasil, as áreas suscetíveis à desertificação são as regiões de clima semiárido ou subúmido seco, encontrados no Nordeste brasileiro e norte de Minas Gerais. Situam-se nesta região suscetível 1201 municípios, numa área de 1.130.790,53 km², 710.437,30 km² (62,8 %) de clima semiárido e 420.258,80 km² (37,2 %) de clima subúmidos secos. As queimadas são um sério agravante desse processo. Frequentemente utilizadas nessas regiões para “limpeza” do solo,…

    Leia Mais

  • As queimadas de 2015 será pior que 2014 ?

    qwerqrqw

    Em 2014 o Brasil bateu recordes históricos no verão, segundo informações meteorológicas, São Paulo teve no mês de fevereiro os dias mais quentes dos últimos 70 anos (Alexandre Nascimento – meteorologista). O calor e a seca de 2015 serão piores? As chuvas de 2015 serão suficientes para normalizar os reservatórios? São inúmeras as perguntas e duvidas. A única certeza que temos ,é de que vamos…

    Leia Mais

  • INCÊNDIOS EM PROPRIEDADES RURAIS   E ASPECTOS LEGAIS

    queimada

    É valido resaltar que muitas das vezes por desconhecimento de causa ou até mesmo ignorância , costuma – se dizer que o agricultor é o causador e parte interessada na provocação do incêndio na sua propriedade. Infelizmente são pareceres errônios , o agricultor é a parte mais interessada em manter  sua produção e vegetação preservada, tanto por que ele provem o sustento da sua prole…

    Leia Mais

  • Competência legal de defesa para fiscalização das florestas, fauna e flora.

    1280px-Toco_toucan_foz

    Além da proteção da floresta de preservação permanente previsto no Código Florestal a Constituição Federal criou espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.  Trata-se das unidades de conservação (art° 225, § 1°, III, da Constituição Federal e Lei 9985 de 18/6/2000, que dispôs sobre o sistema nacional das unidades de conservação- SNUC). Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem…

    Leia Mais

  • Competência legal de defesa para fiscalização das florestas, fauna e flora.

    1280px-Toco_toucan_foz

    A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm competência comum administrativa, para preservar as florestas, a fauna e a flora (art° 2, 3, VII, da C.F88). A União, os Estados e o Distrito Federal têm ainda competência concorrente para legislar sobre as florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do Meio Ambiente e controle…

    Leia Mais

  • Produtividade na Gestão do Agronegócio

    Produtividade varia de acordo com a região

    A produtividade nos dias de hoje é uma palavra chave e um diferencial para o sucesso do agronegócio, é natural que a gestão dos processos envolvidos busque por produtividade visando a sustentabilidade do empreendimento, entretanto a teoria de valorização das pessoas traz o aumento da produtividade como resultado. As implicações ambientais de diferentes práticas de gestão agrícola (ou seja, rendimento, qualidade das culturas, projeto de…

    Leia Mais

  • Vegetação Natural – Parte 2

    Amazon Rainforest

    Não se pode confundir o escopo do legislador na tutela das matas ciliares que como abordado funciona como um controlador de uma bacia hidrográfica, regulando os fluxos de águas superficiais e subterrâneas, a umidade do solo, viabilizando o desenvolvimento e manutenção da fauna silvestre e aquática, a reprodução da flora, por ser fonte de alimentos e nutrientes. Constata-se portanto, que a restrição consistente na manutenção…

    Leia Mais

  • Vegetação Natural

    Amazon Rainforest

    As formas de vegetação natural existente ao longo de rios e corpos d`águas, chamadas de matas ciliares considerada pela Lei como de Preservação Permanente exercem importante papel no controle hidrológico, no ciclo e qualidade da água. As matas ciliares desempenham importante papel na proteção das margens dos cursos d`água contra erosões e o assoreamento, garantido desta forma a constância do volume de água. Sinteticamente podemos…

    Leia Mais

  • Seu Empreendimento Agro está preparado para o século XXI?

    treewater

    O gestor precisa integrar seu conhecimento e suas experiências adquiridas com a gestão administrativa, de relacionamento e a gestão financeira para mitigar o risco do negócio, principalmente quando o empreendimento tem em sua estratégia a produção de commodities. Checklist, que é a palavra chave para o sucesso. O entendimento do negócio por meio de um checklist; ajudará na autoavaliação e a direcionar para um ponto…

    Leia Mais

  • Seu Empreendimento Agro está preparado para o século XXI?

    treewater

    Para o sucesso do empreendimento agro é preciso plantar e colher em tempo hábil, acompanhar todo o processo até a entrega do produto no seu destino, fazer uso de uma tecnologia avançada e eficiente para cada tipo de serviço desenvolvido, certificando se de que eles agreguem maior valor e qualidade para os produtos, e aumente a produtividade. A gestão da produção operacional é um ponto…

    Leia Mais

  • Seu Empreendimento Agro está preparado para o século XXI?

    treewater

    Hoje existe a necessidade do empreendedor agro demonstrar as principais competências exigidas no século XXI dentro das várias áreas da administração, com intuito de manter seu negócio em um alto nível de competitividade. O gestor rural deve refletir sobre uma perspectiva crítica de longo prazo e uma avaliação profunda da gestão do seu empreendimento agro utilizando checklistspara identificar os pontos fortes e os pontos fracos…

    Leia Mais

  • Qualidade do solo e degradação ambiental

    200672088314aa

    Parte 2 de 2 Outra noção bem corrente de sustentabilidade defende a preservação dos recursos naturais com crescimento econômico (SILVA, 1998). Do ponto de vista ecológico, a concepção de agricultura sustentável, segundo RHEINHEIMER et al. (2003), deve buscar a convivência de práticas agrícolas e de preservação ambiental da paisagem e especialmente da biodiversidade e dos mananciais de água, diminuindo dessa forma os impactos negativos da…

    Leia Mais

  • Qualidade do solo e degradação ambiental

    200672088314aa

    Parte 1  A bacia hidrográfica é vista como unidade de planejamento pelo fato de constituir-se num sistema natural delimitado geograficamente, em que os fenômenos e interações podem ser integrados. Podem ser, portanto, consideradas unidades geográficas em que há uma integração dos recursos naturais (ABDALA, 2012) O solo é um recurso natural básico para a produção agropecuária, principalmente quanto à alimentação e vestuário, prioridades mais sentidas…

    Leia Mais

  • Mudanças nos fragmentos florestais entre 2008 a 2014 em uma bacia hidrográfica pt. 2

    hue2

    As mudanças na cobertura da terra estão sendo avaliadas com o auxilio do Sistema de Informação Geográfica – SIG à partir de dados de Sensoriamento Remoto. Para a observação terrestre e obtenção destes dados, o mais efetivo encontrado até hoje são os dados obtidos por satélites o que possibilita o monitoramento dos fenômenos. Os SIG utilizado no presente trabalho foram o ArcGis 10.1, Idrisi Selva,…

    Leia Mais

  • Mudanças nos fragmentos florestais entre 2008 a 2014 em uma bacia hidrográfica

    capazinhalal

    O desmatamento é um dos principais fatores que interferem no manejo ideal dos recursos hídricos, o que pode gerar a diminuição de chuvas em determinado local, diminuindo também a infiltração de água e possibilitando a erosão do solo e assoreamento dos rios,  alteração da vazão do corpo d’água entre outras. Portanto a preservação e conservação da mata nativa em específico as situadas ao longo de…

    Leia Mais

  • APP Urbana: Cuidando da nossa Cidade e da nossa Água

    cuidando

    Parte 2 de 2              Os resultados mostram que a APP urbana de Jaboticabal possui um alto nível de adequação ambiental, visto que a maior área, Campo Sujo (41,6%) não está ocupada por imóveis ou pavimentação urbana podendo ser algo de projetos de reflorestamento. Uma das grandes contribuições para a APP urbana de Jaboticabal é o Parque Argeo Roma (Figura…

    Leia Mais

  • APP Urbana: Cuidando da nossa Cidade e da nossa Água

    cuidando

    Parte 1 de 2   A maioria das cidades brasileiras se desenvolveu em volta dos cursos dos rios, que hoje apresentam suas margens degradas e suas águas poluídas. O tipo de uso e ocupação do solo realizado nas Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas reflete-nos vários problemas enfrentados pelas cidades, como enchentes, erosão de encostas, deslizamentos, assoreamento que podem provocar sérios prejuízos diretos e indiretos…

    Leia Mais

  • A natureza como fonte de direito

    natuer

    Existem leis imutáveis , aquelas naturais produzidas pelas fontes da natureza, invioláveis , e tem em suas manifestações um caracter revestido do principio da isonomia , tratando todos os seres humanos de uma mesma região ou de um todo, como iguais . O homem ao adaptar- se em seu meio ou no seu espaço ou no seu ambiente criou normas de adaptação e de convivência…

    Leia Mais

  • Ética Ambiental

    os-principios-da-etica-ambiental-1

    Nos dias de hoje a questão ambiental se defronta com a necessidade de uma nova conduta da sociedade perante a natureza, nasceram à necessidade de se criar normas e regras, com isso deu-se o surgimento do Direito Ambiental. “A questão ambiental colocou em xeque os pensamentos e as ações humanas do foro individual e íntimo, até os grandes sistemas em vias de globalização. Nestas transformações…

    Leia Mais

  • Interesse Social e Público

    agro

    É grande a preocupação do legislador perante as áreas verdes, como todas as áreas verdes podemos notar a grande importância para a saúde, e bem estar para a população, assim as áreas arborizadas desempenha a proteção contra a poeira e aos ruídos existentes na área urbana, também não poderíamos deixar de citar a importância das árvores quanto ao seqüestro de carbono. A origem das áreas…

    Leia Mais

  • Lei de Loteamento

    30264913

    Loteamento é o parcelamento do solo urbano, com fundamento nos preceitos estabelecidos pela Lei 6.766/79, tendo por diferencial do chamado loteamento convencional, a diferença entre um e outro está nos adquirentes de lotes, estes passam a administrar as áreas de domínio público, assim se faz uma associação dos adquirentes dos lotes, por terem objetivos comuns. Nestes loteamentos fechados, existem as áreas privativas, que correspondem ao…

    Leia Mais

  • Aréa Urbana

    novo-codigo-florestal-jurisprudencia-construcao-app-cursos-cpt

    Por razão ambiental, de equilíbrio ecológico, mesmo quando situada dentro do perímetro urbano do Município, não se nega à aplicação do Código Florestal, as áreas urbanas em face da previsão do parágrafo único do Art° 2° que determina que nestas áreas observar-se-á o disposto nos respectivos plano diretores e Leis de uso do solo, assim respeitados os princípios e limites a que se refere este…

    Leia Mais

  • Conscientização da Sociedade e responsabilidade com o Meio Ambiente

    impacto-ambiental

    Na edição dessa semana vamos abordar a conscientização da sociedade da responsabilidade com o meio ambiente em relação ao dano ambiental provocado pelo próprio homem. Nos dias atuais o tema está na mídia, é tema central e de destaque em revistas renomadas, programas televisivos de grande audiência, o que tem favorecido e contribuído para que este tema seja compreendido e cada qual dentro das suas…

    Leia Mais

  • Noções gerais do Direito Ambiental

    princ-direito-ambiental

    Noções gerais do Direito Ambiental   Foi pensando na falta de informações e literaturas nacionais sobre o assunto que a autora ao receber o convite para administrar a página de Agronegócio trás ao público essas modestas informações, pedindo desde já desculpas por possiveis erros que por ventura vier acontecer. Esperamos atingir o público alvo que são os graduandos, profissíonais da área agrícola, agricultores e demais…

    Leia Mais