Piloto de Compostagem

Piloto de Compostagem

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente criou um projeto para implantação do sistema de compostagem na Horta Municipal. O objetivo é recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem.

É uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem etc.) em adubo por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Aldo Bellodi Júnior.

A técnica utilizada pela SAAMA é conhecida como “Método UFSC” – Compostagem Termofílica em Leiras Estáticas com Aeração Passiva e consiste na montagem de uma leira por camadas na proporção de 45% de matéria seca 45% matéria úmida e 10% de inoculante (terra).

Como resultado, pretendemos produzir um composto orgânico com alto valor nutricional e dar um destino sustentável para os resíduos orgânicos gerados na horta municipal. Quando finalizado, o composto pode ser usado como adubo para a produção de hortaliças e mudas de árvores nativas”, explica Aldo.

Participaram da montagem do Piloto de Compostagem representantes do CRAS 1 que pretendem replicar a técnica para reaproveitar os resíduos da horta e produzir o composto orgânico. Para mais informações, o telefone de contato da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente é (16) 3209-2450.

compostagem (3)



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>