“Pedra nos rins”

“Pedra nos rins”

A Prefeitura deu mais um importante passo para oferecer maior conforto aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. A Secretaria de Saúde de Jaboticabal passa a realizar gratuitamente cirurgias de ureteroscopia, antes realizadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As intervenções vão acontecer no Hospital e Maternidade Santa Isabel.

A medida foi tomada pela devido a demora na realização do procedimento. “Foi uma determinação do prefeito José Carlos Hori, que solicitou para nossa equipe uma tecnologia mais avançada aos pacientes que sofrem cálculos renais, conhecido como ‘pedra nos rins’. A fila em Ribeirão está muito demorada e o prefeito pediu para a gente resolver e atender em Jaboticabal”, informa o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.

A cirurgia é utilizada para eliminar pedras com menos de 15 mm através da introdução de um tubo desde a uretra até ao rim do paciente. O cálculo renal é quebrado pelo laser em vários pequenos pedaços, sendo eliminados na urina. Durante o procedimento é utilizada anestesia geral.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>