O FATOR TEMPO

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3: 1)

 Deus criou o tempo para o cumprimento de muitos propósitos. No entanto, desconfio que um dos propósitos, se não o mais importante deles, é levar-nos a entender que Deus é um Deus de processos. E, sendo assim, para que cada processo se cumpra na vida do ser humano, é necessário o tempo certo de todas as coisas.

Um dos exemplos clássicos que eu poderia citar aqui são os nove meses de gestação de uma nova vida no sagrado útero materno. Caso este tempo exceda, ou seja, abreviado por algum motivo, pode-se colocar em risco a vida que está sendo gerada.

O tempo foi criado para amadurecer as coisas. E, é bom que se saiba, que ele é nosso aliado e não nosso inimigo. Porém, nem todos entendem isso…

A vida como a vivemos hoje, agitada com tantas preocupações, tarefas e muitos compromissos, choca-se frontalmente com o fator tempo.

Em geral, as pessoas estão com pouca, ou, quase nenhuma paciência para esperar. Tudo tem que ser na hora que se quer. Caso contrário, alguém poderá perder a compostura…

O mundo mudou e as pessoas, também. A grande maioria está vivendo em alta velocidade. Não dá mais para brecar essa locomotiva da modernidade. A sensação é bem esta: apertem os cintos e fiquem preparados para as muitas surpresas nessa louca viagem.

As notícias chegam muito rápido exigindo dos cidadãos respostas também muito rápidas. Mal dá para refletir, e acabamos empurrando goela abaixo, coisas que ainda não estamos devidamente preparados para aceitar.

Recentemente fiz uma viagem ao sertão nordestino. Passei por várias cidades e muitos povoados.

A cada povoado visitado ficava maravilhado ao ver pessoas sentadas à porta de suas casas, simplesmente conversando. Confesso que hoje é muito difícil ver uma cena como essa. E, isso me transportou de volta ao passado, quando minha família ficava de prosa com a vizinhança na rua onde morávamos.

Deus criou o tempo certo para todas as coisas. Ao respeitá-lo, crescemos como pessoas, além de evitar muitas situações desagradáveis para nós mesmos.

O saber esperar é um comportamento que mostra maturidade. E a maturidade, por sua vez, trabalhará com o tempo em seu favor, respeitando-o.

Tenho procurado não ser atropelado pela correria dos dias atuais. Luto diariamente para poder refletir sobre muitas coisas. E, por mais incrível que pareça, tento encontrar tempo para estar com a família, ler um bom livro, praticar um esporte além, é claro, de todas as outras responsabilidades que a vida impõe a todos nós.

Se pudesse dar um bom conselho nesse momento, eu diria: Tenha mais paciência e, procure respeitar a lei soberana do tempo necessário.

Deus te abençoe ricamente em Cristo Jesus.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>