Mudanças nos fragmentos florestais entre 2008 a 2014 em uma bacia hidrográfica

Mudanças nos fragmentos florestais entre 2008 a 2014 em uma bacia hidrográfica

O desmatamento é um dos principais fatores que interferem no manejo ideal dos recursos hídricos, o que pode gerar a diminuição de chuvas em determinado local, diminuindo também a infiltração de água e possibilitando a erosão do solo e assoreamento dos rios,  alteração da vazão do corpo d’água entre outras. Portanto a preservação e conservação da mata nativa em específico as situadas ao longo de cursos d’água e nascentes têm ocupado destaque pela importância na proteção de recursos hídricos.

O estudo adota a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e avaliação, sendo que todas as atividades nela desenvolvida os impactos nos recursos naturais surgirão efeitos na própria bacia.

Utilizou-se de uma análise temporal do uso e ocupação entre os anos de 2008 e 2014 buscando avaliar possíveis áreas de desmatamentos e supressão dos fragmentos florestais na bacia hidrográfica do ribeirão Buriti, localizado entre os municípios de  Uberaba e Água Comprida – MG  tendo como plano de informação Imagens do Satélite Landsat 5 e Landsat 8  disponibilizadas gratuitamente e o uso do Sistema de Informação Geográfica – SIG ArcGis,  Quantum GIS, Idrisi Selva.

A figura 1 ilustra os fragmentos florestais na bacia em estudo para o ano de 2008 (a) e 2014 (b). Em 2008 os fragmentos florestais ocupava aproximadamente 7314,1 hectares entre elas por Matas Ciliares – APP, Reserva Lega – RL e Silvicultura. Para o período analisado de 2014 os fragmentos florestais também caracterizado por Matas Ciliares, RL e Silvicultura ocupam aproximadamente 7025,7 hectares área esta menor em aproximadamente 288,4 hectares comparado à de 2008.

lalal 

Figura 1. Fragmentos Florestais na bacia do ribeirão Buriti nos anos de 2008 (A) e 2014 (B).

 

Esta pesquisa foi desenvolvida na bacia hidrográfica do ribeirão Buriti – Uberaba/Água Comprida – MG, os autores deste trabalho foram :  Hygor Evangelista Siqueira, Ana Claudia Chair de Sousa Dutra Cunha, Vera Lúcia Abdala, Renato Farias do Valle Junior, Teresa Cristina Tarlé Pissarra .

Desejo uma boa leitura e reflexão a todos, continuaremos este trabalho na próxima edição.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>