Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos

Jaboticabal reduz 100% a gravidez em moradoras de rua

Adesão é voluntária; equipes da saúde e assistência social acompanham de perto

Desde o início de 2017, Jaboticabal vem intensificando as ações de reinserção social da população de rua. O projeto “Voz das Ruas” oferece, diariamente, internação, tratamento de saúde e outros benefícios. As equipes intensificaram o acompanhamento de saúde às mulheres em situação de rua. Além do acompanhamento médico, são disponibilizadas injeções contraceptivas para evitar gestações indesejadas. Adesão é voluntária.

O acompanhamento vem dando resultado: em 2017, 10 moradoras engravidaram. Após a disponibilização da injeção o número caiu para zero. O controle é feito de três em três meses, após consulta com ginecologista. “O bom vínculo da equipe ajudou no contato com essas mulheres. Em uma parceria com a Secretaria de Saúde, uma enfermeira vai até o local onde costumam ficar e aplica a injeção. Também são oferecidos outros métodos contraceptivos para aqueles que optam em não tomar a dose trimestral”, afirma a secretária de Assistência Social, Tatiana Pellegrini.

Voz das Ruas – O projeto oferece ajuda a todos os moradores de rua, independente de sexo. Após o primeiro contato são oferecidas vagas em abrigo, oportunidades de tratamento de saúde e internação.

O projeto está pronto para acompanhar todos os moradores de rua, promovendo a reinserção social, através da inclusão em programas como a Frente de Trabalho e reaproximando de familiares. Temos vários casos de pessoas que saíram das ruas por meio da ajuda da Assistência Social e hoje recuperaram a estabilidade em suas vidas”, afirma a Assistente Social, Lássila Roberta de Almeida.

 Secretaria também promove um projeto de conscientização sobre as esmolas, pedindo que a população evite ajudar os moradores de rua com dinheiro. Nas últimas semanas, as equipes promovem nos principais cruzamentos ações educativas com faixas, panfletos e adesivos da campanha.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>