Jaboticabal participa do lançamento do Projeto  Orquestrando SP

Jaboticabal participa do lançamento do Projeto Orquestrando SP

Vagas para as próximas turmas serão abertas no portal www.orquestrandosaopaulo.com.br

No último domingo (8), aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo o lançamento do Projeto Orquestrando SP. Idealizado pelo maestro João Carlos Martins, em parceria com o Sesi-SP e a Fiesp, o projeto pretende formar 300 orquestras até 2020.

Antes do concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi SP, foram apresentados os primeiros participantes do projeto e na oportunidade Jaboticabal esteve representada pelo diretor de cultura, José Mário de Oliveira, e a regente Melissa Travaini, participante do projeto.

O projeto pioneiro de capacitação de regentes, faz parte do sonho do maestro João Carlos Martins, de deixar um legado na música. “O Orquestrando é uma maneira de fazer com que os maestros locais das pequenas cidades assumam a sua posição diante da sociedade. Um maestro tem uma importância incrível numa cidade e isso precisa ser conscientizado”, salienta Martins.

Regente da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, Martins pretende superar um modelo venezuelano semelhante, o El Sistema, que nos últimos 40 anos permitiu a inclusão social de milhares de jovens por meio da música e colocou o tema na pauta de gestores culturais mundo afora.

O projeto - O Orquestrando é um curso no modelo EAD (educação à distância) com Técnicas e Boas Práticas para Regentes de Orquestras e Grupos Musicais visa capacitar regentes e músicos a partir de três módulos, disponibilizados on-line, desenvolvidos pelo próprio maestro e equipe do Sesi-SP.

Além das técnicas para o aperfeiçoamento dos regentes, as videoaulas e todo o material didático pretendem difundir noções sobre a gestão, a manutenção financeira e a participação dessas futuras orquestras em processos de seleção e editais de incentivo à cultura.

As inscrições para as duas primeiras turmas do projeto já estão encerradas – foram mais de 100 inscritos nas primeiras semanas. As vagas para as próximas turmas serão abertas posteriormente no portal www.orquestrandosaopaulo.com.br.

Podem se inscrever músicos, regentes e responsáveis por bandas e orquestras de todas as partes do Estado. Os alunos aprovados no curso receberão certificado emitido pelo SESI-SP.

Orquestrando



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>