Inovar e empreender para crescer profissionalmente

Inovar e empreender para crescer profissionalmente

Senac Jaboticabal fomenta práticas inovadoras e a autonomia corporativa dos alunos; exemplos de empreendedores de sucesso são destaque da unidade

 De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017/18, 74% dos empreendedores em todo o mundo abriram um negócio em busca de uma oportunidade e não por necessidade. Assim foi para Lessandra Terron, que cursou Técnico em Nutrição e Dietética no Senac Jaboticabal e, com o conhecimento, aplicou os conceitos para abrir e gerenciar a própria empresa, a Lê Saladas, que comercializa saladas no pote.

 O projeto iniciou em agosto de 2017 para oferecer ao público um produto saudável, saboroso, equilibrado, rápido e prático. “As saladas preparadas possuem carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais, que dão a sensação de saciedade e oferecem os nutrientes ideais para o dia a dia”, diz Lessandra.

 O empreendedorismo deu certo. No começo, a profissional somou apenas cinco entregas, mas, em menos de um ano, já são mais de 40 potes enviados por dia. “Ampliei a produção, a cozinha, o cardápio e, hoje, a Lê Saladas é a principal fonte de renda da minha família”, destaca com orgulho a empreendedora.

 A ideia da empresa surgiu da carência do mercado de Jaboticabal na área de alimentação saudável. Além disso, Lessandra contou com uma base sólida de conhecimento, já que estava aprimorando as habilidades na área de nutrição em um curso no Senac Jaboticabal. “As aulas abririam minha mente para o empreendedorismo, o mercado disponível e, ainda, para elaborar um cardápio rico em nutrientes e com alta saudabilidade para os meus clientes.”

 Fomentar a prática de novas ideias é um dos principais objetivos da rede Senac. Em Jaboticabal, o conceito não é diferente. Todos os cursos técnicos possuem o módulo Gestão Empreendedora e diversos cursos livres abordam o tema. “As aulas que destacam o empreendedorismo são sempre trabalhadas para o desenvolvimento de competências a partir de exposições dialogadas, exibição e discussão de vídeos, dinâmicas, jogos, exercícios e projetos entre turmas, reforçando a prática”, explica Wellington Argolo, gerente da unidade Jaboticabal.

 Ainda, os alunos da instituição podem participar das edições anuais do Empreenda!, uma competição de empreendedorismo e inovação voltada para os estudantes de cursos técnicos, do Programa Educação para o Trabalho, programa Aprendizagem e pós-graduação de todas as unidades do Senac São Paulo.

 Na edição deste ano, o Senac Jaboticabal inscreveu 126 alunos, divididos em 46 equipes. De acordo com os critérios classificatórios, foram aprovados para a próxima etapa, a semifinal, 89 estudantes. “Todos os projetos que passaram para essa fase apresentam aspectos positivos como inovação, sustentabilidade, impacto social e mercado aberto, tornando-os viáveis e competitivos mercadologicamente e, especialmente, para a participação no evento”, destaca Bianca Franciscatto Bernardes, docente da área de gestão e negócios da unidade. Os resultados para as finais doEmpreenda! serão divulgadas em outubro.

 “Exercitar o olhar empreendedor é fundamental para alavancar o mercado, bem como para construir novas possibilidades de atuação e gerar empregos. Ao estimular nossos alunos nesse sentido, difundimos e aplicamos os conceitos de empreendedorismo de forma prática, uma chance a mais de compreender os desafios do mundo profissional e visualizar as possibilidades de sucesso”, diz o gerente do Senac Jaboticabal.

 Serviço:

Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP
Programação e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>