Ética Ambiental

Ética Ambiental

Nos dias de hoje a questão ambiental se defronta com a necessidade de uma nova conduta da sociedade perante a natureza, nasceram à necessidade de se criar normas e regras, com isso deu-se o surgimento do Direito Ambiental.

“A questão ambiental colocou em xeque os pensamentos e as ações humanas do foro individual e íntimo, até os grandes sistemas em vias de globalização. Nestas transformações profundas entram à ética e o Direito” (MILARÉ, 2002, p. 85).

A Ética ou Moral estão presentes no nosso ordenamento, apontam novas preocupações com o ser humano perante o meio ambiente.

Desta forma notamos a necessidade do Direito e da Ética – Moral, ambos vieram se codificando no nosso ordenamento. Não podemos esquecer que a Ética é uma ciência dos costumes e que adquire o caráter eminente e prático, assim podendo assumir a forma de arte ou dos bons costumes, tanto na vida social como individual.

O Direito não se constrói para si mesmo ou para uma ordem social e política abstrata. Ele deve interessar-se pelo homem concreto, pelas diferentes realidades humanas, permanentes e mutantes. A justiça legal e a justiça moral dão-se as mãos e se fundem para construir um mundo saudável e justo.

Assim se dá “o meio ambiente equilibrado, tido como bem de uso comum do povo, ganha uma dimensão nova ao se tornar valor a ser preservado pelas gerações vindouras, impondo-se a sua proteção tanto ao poder público quanto á coletividade”.

( GOMES, p.33, 1998 )

 

Abordaremos na próxima ediçãoA NATUREZA COMO FONTE DE DIREITO.

Desejo uma boa leitura e reflexão a todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>