Cuidados com a saúde da mulher

Cuidados com a saúde da mulher

Atenção ao corpo e à mente promove qualidade de vida e melhora as práticas rotineiras

 Manter hábitos saudáveis é essencial para preservar o bom funcionamento do corpo e da mente, além de proporcionar bem-estar nas atividades diárias. No encerramento deste mês de março, que levantou debates sobre o público feminino, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, um ponto de atenção é a saúde das mulheres, por isso o Senac Jaboticabal traz um olhar ainda mais cuidadoso para esse assunto e dá dicas de como promover a qualidade de vida.

 “A medicina tem realizado diversos estudos que apontam os alimentos e os hábitos cotidianos como aliados no tratamento e na prevenção de diversas enfermidades. A mulher, devido a sua disposição genética e hormonal, precisa estar atenta ao que pode somar na qualidade de vida e auxiliar na saúde mental”, alerta Alissa Bellingieri, docente da área gastronomia e alimentação do Senac.

 No aspecto alimentar, a especialista aponta o ferro e a vitamina C como aliados à saúde da mulher. “É importante o consumo do ferro pelo público feminino por ser um mineral muito perdido nos períodos menstruais. Quando associado à vitamina C, a absorção pelo corpo é ainda maior”, explica. Alissa também chama a atenção para o consumo de cálcio, uma vez que ajuda a prevenir a osteoporose. “E para a prevenção de câncer de mama, podemos destacar o betacaroteno, que está presente em vegetais alaranjados, como cenoura e abóbora, além das folhas verdes escuras”, orienta a profissional.

 Às mulheres que sofrem com a TPM, a dica é acrescentar o inhame ao cardápio. “O alimento reduz as cólicas menstruais e os sintomas do período que assombra a vida de muitas mulheres. Além disso, reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação anti-inflamatória, evitando até a celulite”, pontua Alissa. Já para as que estão entrando na menopausa, a especialista indica a soja como aliada por “conter substâncias que reduzem os sintomas e ajudam a diminuir o colesterol”. Quanto à prevenção de doenças coronárias, a dica é ingerir peixes e carnes.

 No entanto, a vitalidade da mulher também depende de outros fatores. Karina Fernanda Mariano, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Jaboticabal, conta que o sono, por exemplo, impacta diretamente na saúde: o ideal é dormir oito horas por dia. Outro ponto de atenção está na prática regular de exercícios. “Precisa virar rotina a prática de, ao menos, 30 minutos de atividade física. Dessa forma, são evitadas doenças como colesterol e pressão arterial alta, e ainda melhora a mobilidade das articulações. ” Segundo Karina, o exercício pode influenciar até mesmo no controle da depressão, evitar o isolamento social, aliviar o estresse e aumentar a sensação de bem-estar e autoestima.

 Para as mulheres que se desdobram em jornadas duplas, como mãe e profissional, a dica é saber separar as funções. “Muitas pessoas têm o habito de levar trabalho para casa sem se atentar ao esgotamento físico e mental que isso pode gerar. Não façam isso. É saudável programar férias anuais e, em momentos de tensão, fazer exercício de relaxamento com respiração lenta e pausada”, explica Karina.

 A docente lembra, inclusive, que cuidados mentais são importantes para manter o equilíbrio do corpo. A meditação pode ser uma boa opção. “Pare por três minutos e transfira a sua atenção para a respiração em seu abdômen. Sinta como o ar entra e sai dos pulmões. Sinta os batimentos cardíacos diminuírem. O objetivo é acalmar o ritmo mental e reduzir a ansiedade que nossos afazeres cotidianos nos fazem acumular”, orienta a docente, que ainda ressalta que a não adoção dessas práticas simples podem resultar em malefícios como o estresse crônico, que desencadeia sérios problemas de saúde.

 Colocando em prática!

Neste mês, o Senac Jaboticabal realizou uma ação em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, no Centro de Lazer Edson Martini, onde foi criado o Espaço Zen. Mais de 100 mulheres participaram de dinâmicas que trabalharam a qualidade de vida, a saúde emocional e a autovalorização. O ambiente também contou com exposições fotográficas, apresentação musical com Juliane Mello e aulas de dança do ventre e zumba. Várias participantes ainda foram presenteadas com sorteio de brindes.

Serviço:

 Senac Jaboticabal

Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 831 – Centro, Jaboticabal /SP

Informações e Inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>