Conscientização da Sociedade e responsabilidade com o Meio Ambiente

Conscientização da Sociedade e responsabilidade com o Meio Ambiente

Na edição dessa semana vamos abordar a conscientização da sociedade da responsabilidade com o meio ambiente em relação ao dano ambiental provocado pelo próprio homem.

Nos dias atuais o tema está na mídia, é tema central e de destaque em revistas renomadas, programas televisivos de grande audiência, o que tem favorecido e contribuído para que este tema seja compreendido e cada qual dentro das suas áreas competentes fazer o que for possível para proporcionar um futuro promissor para o nosso ambiente, objetivando o benefício da coletividade.

Vários são os temas que poderiam ser abordados sobre os malefícios causados pelo homem em relação ao meio ambiente, mas será abordado somente alguns aspectos de suma importância, que são os casos da APP – Área de Preservação Permanente e RL – Reserva Legal.

Tanto no perímetro urbano como rural a conscientização em torno do desenvolvimento sustentável é necessário tendo em vista o comando Constitucional da garantia de um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, em ministrar os princípios básicos ambientais para que seja desenvolvido o raciocínio jurídico ambiental amenizando os problemas atuais.

As Áreas de Preservação Permanente são áreas naturais cobertas ou não de vegetação com funções ambientais, como por exemplo aquelas que atenuam erosão, que preservam os rios, nascentes e demais corpos d’água, contribuindo para a qualidade das águas e sua manutenção; abrigam espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e demais funções de ordem física, biológica, química e geológica de um ambiente.

Ressalta – se ainda que, temos áreas de preservação ambiental urbana que abordaremos na proxima edição.

Desejo uma boa leitura e reflexão a todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>