Centro de Reabilitação da Unimed oferece atividades físicas exclusivas para gestantes

Centro de Reabilitação da Unimed oferece atividades físicas exclusivas para gestantes

Para prevenir dores na musculatura e articulações, melhorar o condicionamento físico e preparar a gestante para o parto, a Unimed Jaboticabal conta com um serviço integrado de Educação Física e Fisioterapia, no Centro de Reabilitação, voltado exclusivamente para mulheres grávidas – Oficina de Gestantes.

O local é equipado com aparelhos voltados para atividades aeróbicas e de reforço da musculatura, além de equipamentos específicos para exercícios fisioterápicos. Além disso, as gestantes contam com o acompanhamento de uma educadora física e de uma fisioterapeuta durante as atividades.

Cleide Pacífico, educadora física da Unimed, é uma das responsáveis pelo atendimento às pacientes. “Elas são encaminhadas por indicação médica. Nós fazemos uma avaliação física individual para entender as limitações e potencial de cada uma. A partir daí as atividades ocorrem duas vezes por semana, e incluem alongamento, fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos”, relata.

Na outra ponta do acompanhamento, a fisioterapeuta Manuela Fenerich atua com foco no fortalecimento dos músculos perineais, por conta das modificações gravídicas. “Nós fazemos uma conscientização sobre o funcionamento do períneo, sobre a importância da respiração na hora do parto, que será muito exigida e é fundamental para a expulsão do feto. Trabalhamos também a parte do relaxamento, a parte mental, para reduzir a ansiedade, e para que as gestantes se sintam realmente acolhidas, cuidadas”, afirma.

Todo esse trabalho reflete na saúde da gestante. “O preparo físico é essencial para uma gestação. As pessoas entendem que as gestantes têm que ficar o mais quietas possível, mas o correto é o contrário. Estudos científicos demonstram que a atividade aumenta o volume de sangue bombeado pelo coração e a circulação sanguínea, o que é bastante positivo”, complementa a obstetriz da maternidade, Luara de Carvalho Barbosa.

A bióloga Agda Paula, grávida de seu primeiro filho, já está sentindo os efeitos positivos dos exercícios no seu corpo. “Senti muita melhora depois que comecei a ter o acompanhamento. O peso na consciência diminui na hora de comer e estou fazendo caminhada. Espero que isso só venha a me beneficiar, principalmente no período final da gestação, parto e pós-parto, que são os momentos mais desafiadores”, ressalta.

A técnica em biocombustíveis Sara Camargo iniciou as atividades com 15 semanas de gravidez e já pode sentir os efeitos dos exercícios. “Estou com 27 semanas e me sinto melhor agora. Não sinto dor por conta dos exercícios e estou mais disposta, mais alegre”, relata.

A atividade física pode ser feita por qualquer gestante – o nível de intensidade para cada uma delas é que vai variar, dependendo do condicionamento físico e da saúde de cada. Esse preparo também facilita as gestantes na hora do parto.

“Percebi que essas gestantes que passaram por um preparo físico vêm muito bem preparadas para o parto. Elas têm uma condução, um reconhecimento do corpo muito melhor, de mobilidade. Até no trabalho de parto nós percebemos que elas são mais dispostas, se movimentam mais, e isso ajuda muito também a nossa condução do trabalho de parto”, afirma Luara.

Os exercícios podem, ainda, ajudar na prevenção de doenças e outras dificuldades decorrentes do ganho de peso. “A atividade é importante em vários aspectos: para manter um condicionamento físico por conta do trabalho de parto, que é uma maratona; por conta de controle de peso, para não desenvolver doenças durante a gravidez, como diabetes, pressão alta e para evitar alguns tipos de dores, como da musculatura da coluna, por conta do peso da barriga”, conclui a médica ginecologista Thais Mantovani Bernardo, coordenadora da maternidade do Hospital e Maternidade Santa Isabel.

Suíte de parto

Na hora do parto, o atendimento humanizado e voltado para a saúde da mãe e do bebê continua no Hospital e Maternidade Santa Isabel. O local conta com uma suíte do parto, com uma estrutura voltada para o acolhimento da gestante, como controle de luz ambiente. Também é equipada com aparelhos que facilitam o trabalho de parto, como bolas, banquetas e chuveiro.

oficina-gestantes-2017-02

oficina-gestantes-2017-03

oficina-gestantes-2017-04

oficina-gestantes-2017-05



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>