Caminho da Fé

Caminho da Fé

Ação irá movimentar a economia da cidade; igreja Nossa Senhora Aparecida 
foi elevada a santuário diocesano

O prefeito José Carlos Hori está empenhado em inserir Jaboticabal no Caminho da Fé, um trajeto de peregrinação em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. As caravanas passam por várias cidades em busca pontos de apoio e infraestrutura, como hotéis, restaurantes e padarias. Acompanhado de representantes da igreja católica local e Comtur, Hori entregou o projeto a Associação dos Amigos do Caminho da Fé, em São João da Boa Vista, na sexta-feira (05).

Cada romeiro cria o seu próprio roteiro, passando pelas cidades à pé, jipe, cavalo ou de bike. “Será uma grande conquista, passaremos a receber mais turistas várias vezes ao ano que vão consumir em Jaboticabal, gerando emprego e renda. Entregamos o projeto e, agora, uma equipe especializada irá analisar a estrutura que oferecemos aos peregrinos. Estamos ansiosos para compor a trilha”, enfatiza o prefeito.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Vantini Júnior, informa que o projeto passará por análise de uma comissão. “Um dos primeiros milagres atribuídos a Nossa Senhora foi em um caso de Jaboticabal, que fundou uma das primeiras paróquias do Brasil em homenagem à santa, hoje um dos cinco santuários diocesanos do país. Será um processo longo, mas estamos muito confiantes na aprovação”, finaliza o secretário.

Também participaram da reunião o padre Nei [Rosinei Ernesto da Silva], páraco reitor do Santuário de Aparecida, o pesquisador professor Antônio Paschoal André e Tadeu Oliveira, presidente do Comtur – Conselho Municipal de Turismo.

Caminho da Fé (Brasil) - Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura. A ideia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol.

Igreja de Jaboticabal – Uma história de fé e milagres. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é uma das primeiras no Brasil em devoção à santa. Foi criada em 1939 e elevada a santuário diocesano no final de 2017. A história da paróquia começa com o milagre da cura da menina cega de nascença que, acompanhada de sua mãe, dona Gertrudes, saiu a pé de Jaboticabal, sua cidade natal, e recebeu a luz da fé ao visitar a igreja em Aparecida, em 1874. Retornando para Jaboticabal foi construída uma capela de taipa e pilão, que depois viria a ser a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. O nome da menina até hoje é desconhecido.

Quadro de Cândido Portinari – O quadro “Menina Cega” foi pintado por Cândido Portinari para registrar um dos primeiros milagres atribuídos a Nossa Senhora. O artista imortalizou a história em um quadro de pintura a óleo.

Caminhos da Fé (3)

Caminhos da Fé (2)

Caminhos da Fé (4)

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>