Alimentação no Carnaval

Alimentação no Carnaval

O que comer e beber para não ter preocupação nos dias de folia

 Especialistas apontam hábitos que podem salvar os foliões das indisposições alimentares e efeitos do consumo elevado de bebidas alcoólicas, além de proporcionar mais energia para os dias de intenso agito

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa adulta necessita de, pelo menos, dois litros de água por dia para manter o organismo saudável, uma vez que o corpo humano apresenta cerca de 60% de sua formação composta por água. Mas, nem sempre é possível seguir essa e outras recomendações, mesmo nos dias mais quentes.

 Um dos fatores que levam a essa desatenção é a falta de uma rotina, fazendo com que as pessoas não deem a devida atenção aos momentos de hidratação e refeição. Com a aproximação do Carnaval, esses deslizes podem se tornar mais frequentes, pela agitação da época, no entanto, Alissa Mesquita, docente da área de nutrição e dietética do Senac Jaboticabal, faz um alerta àqueles que vão aproveitar a folia nas ruas: “O consumo exagerado de bebidas alcoólicas e a baixa ingestão de água somados ao suor e à movimentação ao ar livre resultam em um grande estresse físico, como uma porta de entrada para a queda da imunidade, podendo comprometer esse tão aguardado feriado prolongado”.

 Outro cuidado que não fica atrás é o da alimentação, fonte de energia e de nutrientes fundamentais ao corpo, especialmente durante as festividades carnavalescas, quando é comum participar de atividades mais extensas. Nesse sentido, especialistas em nutrição indicam as porções adequadas de ingestão de massas, carnes, vegetais, leguminosas, sementes, entre outros itens. Mas como seguir essas recomendações em pleno Carnaval?

 Shelly Cetroni, também docente do Senac, reforça dicas para não ter como errar. “Não pular as refeições e incluir porções de macarrão, arroz ou batata no prato. Também importante sempre combinar um tipo de carne ou peixe e uma salada. É necessário comer frutas entre uma refeição e outra, além de tomar sucos ou água de coco, por exemplo”. A especialista frisa que salgados gordurosos, bolachas recheadas e fast-food devem ficar fora do cardápio, por dificultarem a digestão e apresentarem baixos índices nutricionais.

 Como é sabido, o Carnaval propicia maior ingestão de bebidas alcóolicas e energéticos, e as docentes do Senac Jaboticabal aproveitam para ressaltar que, quando ingeridos em excesso, esses líquidos podem ser perigosos. “Os energéticos têm alta concentração de cafeína e associados ao álcool podem elevar a frequência cardíaca ou levar uma pessoa à diurese, quando há produção maior de urina, com aumento nos íons e nos sais perdidos pelo organismo”, afirma Shelly.

 Para evitar essa e outras complicações, ambas sugerem intercalar essas bebidas com água e alimentos como barras de cereais e biscoitos integrais. Para fixar à mente dos foliões, vale a pena prestar atenção nestas dicas:

 Evitar lanches de alto valor calórico, por serem pobres em nutrientes.

  • Evitar alimentos fritos, fast-food, waffer, alimentos com muito condimentos ou carnes com gordura aparente, por serem de difícil digestão e gerarem a sensação de estufamento.
  • Escolher legumes, folhagens e frutas que ajudem a desintoxicar o organismo, como: laranja, abóbora, cenoura, kiwi, morango, couve, espinafre, castanhas, nozes e amêndoas.
  • Antes de sair para a folia, consumir carboidratos integrais, como pães, granola, aveia, arroz ou batata.
  • Não pular as refeições.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio, porque, além de ampliarem as chances de mal-estar, poderá desencadear uma desidratação.

 Pela crescente procura das pessoas por hábitos mais saudáveis, visando qualidade de vida, o Senac Jaboticabal reúne essas informações e outros conceitos no curso Técnico em Nutrição e Dietética. Os alunos são preparados para atuarem nas áreas da alimentação, apoiando o nutricionista com o bem-estar do indivíduo e da coletividade. Mais detalhes podem ser obtidos no Portal Senac www.sp.senac.br/jaboticabal.

 Serviço:

 Técnico em Nutrição e Dietética

Data: 11 de março de 2019 a 23 de outubro de 2020

Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Mais informações: www.sp.senac.br/jaboticabal



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