9ª Virada Inclusiva em Jaboticabal

9ª Virada Inclusiva em Jaboticabal

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro), a Prefeitura de Jaboticabal, por meio do Departamento de Cultura, juntamente com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, o Grupo Amigas Solidárias e a Abc Down de Jaboticabal promove o Desfile Down – Beleza ao alcance do coração.

Integrando a programação oficial da 9ª Virada Inclusiva do Governo do Estado, o desfile acontece no próximo sábado, dia 1º de dezembro, às 20h, na Concha Acústica “Lions Clube de Jaboticabal” e contará com a participação de vinte e nove alunos da Associação do Bem Comum ao Down de Jaboticabal (ABC Down), instituição voltada exclusivamente para o atendimento a pessoas com Down.
O desfile acontece em três faixas etárias: de 6 meses a 11 anos, de 15 a 20 anos, e de 25 a 41 anos, e será apreciado por quatro jurados e uma coreógrafa nos quesitos: Miss/mister Fofura, Simpatia, Elegância e entre o desfile de uma faixa etária e outra, ocorrerão apresentações artísticas igualmente executadas por pessoas Down, que passarão por ensaios nos meses de outubro e novembro.
Idealizado e organizado pela mãe de uma criança com Síndrome de Down, Fernanda Chelli Franciscatto, o evento é inédito em Jaboticabal e vem marcar uma data bastante especial.
Segundo a idealizadora do projeto, o intuito é promover a inclusão através da moda, e assim seu sonho foi tomando forma e principalmente se colorindo, ao ver olhos amendoados e radiantes de alegria de sua filha a pequena Sofia de 9 anos.

“Desfilar para reconhecer em si capacidades e habilidades de expressão corporal e desenvoltura, reforçar valores de igualdade e respeito e ao mesmo tempo despertar no público a importância do protagonismo da pessoa com Down, que em cada performance individual, terá a possibilidade de demostrar sua desenvoltura e expressividade. Assim, pretende-se que o desfile, por si, deixe de ser apenas uma vitrine viva para a exposição de roupas, e passe, sobretudo, a servir de canal para o reconhecimento das habilidades das pessoas que carregam, em sua genética, um cromossomo a mais”, afirma Fernanda.

A entrada será um litro de leite longa vida, cuja arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade e à ABC Down.

Cultura e inclusão

Em Jaboticabal, a cultura tem caminhado de mãos dadas com a inclusão. Exemplo disso são as ações culturais que contam com a participação de pessoas com deficiência como o coral “Mãos que encantam”, que faz parte do projeto de inclusão desenvolvido pela EMEB Senhora Aparecida com a participação de alunos surdos.

“O prefeito Hori tem demonstrado uma preocupação muito grande com as questões de inclusão social, e juntamente com Adilson Martins, secretário da Educação, apoiam iniciativas culturais que tenham a participação de jovens e adultos com deficiência”, explica José Mário de Oliveira, diretor de Cultura.

Convite

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>