APP Urbana: Cuidando da nossa Cidade e da nossa Água

APP Urbana: Cuidando da nossa Cidade e da nossa Água

Parte 1 de 2

 

A maioria das cidades brasileiras se desenvolveu em volta dos cursos dos rios, que hoje apresentam suas margens degradas e suas águas poluídas.

O tipo de uso e ocupação do solo realizado nas Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas reflete-nos vários problemas enfrentados pelas cidades, como enchentes, erosão de encostas, deslizamentos, assoreamento que podem provocar sérios prejuízos diretos e indiretos na população local.

Dentro deste contexto, o uso e ocupação do solo e desenvolvimento da sociedade, passa pela análise da ocupação de área de preservação – APP. E em destaque pela a importância destas áreas florestais em áreas urbanas, pela delimitação as áreas de APP passíveis de recuperação e pela a elaboração de projetos ambientais conduzidos pelo poder público.

Foi neste contexto, que um estudo foi realizado sobre a APP urbana da cidade de Jaboticabal. Com o auxilio da imagem de satélite e do software AutoCAD foi realizada a vetorização dos 4 usos e ocupação do solo na área de 30 metros as margens dos Córregos Jaboticabal e Cerradinho.  Como resultado da pesquisa, foi observado que a Vegetação ocupa 30,1 % da área, Campo sujo (41,6 %), Área impermeável (17,8 %), Área edificada (10,5 %), como pode visualizar na Figura 1.

 

Figura 1. Mapa de uso e ocupação da APP do Córrego do Jabuticabal.

vegetacao

 

Abordaremos na próxima semana a continuação desta Pesquisa desenvolvida na zona urbana da cidade de Jaboticabal – SP, na microbacia do Córrego Jabuticabal/Cerradinho pela estudante Renata Cristina Araújo Costa, (Licenciada em Ciências Biológicas, Mestranda em Agronomia (Produção Vegetal), Departamento de Engenharia Rural, – FCAV – UNESP/ Jaboticabal, Profa. Dra. Teresa Cristina Tarlé Pissarra FCAV/UNESP com apoio do CNPq.

Desejo uma boa leitura e reflexão a todos.

Leia mais em: COSTA, R. C. A.; PISSARRA, T. C. T.; RODRIGUES, F. M.; CALDAS, A. M.; CAMPOS, S. ; COSTA, B. O. . Análise ambiental e ocupacional da aréa de preservação permanente – APP do perímetro urbano da cidade de Jaboticabal, S.P.. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, v. 1, p. 44-66, 2013. Disponível em: <http://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/cidades_verdes/article/download/409/436.>



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>